domingo, 22 de novembro de 2009

Estudo de Caso: Direcionando os Horizontes de Trabalho

Situação Problema




O professor Antunes da Escola Superior de Educação de Vidago de Baixo foi autor do material didático de um dos módulos do Curso de Técnico de Enfermagem. O módulo já foi aplicado aos alunos da primeira turma e os resultados não foram nada animadores. Os tutores relataram que grande número dos alunos desistiu do módulo, com o argumento que não estavam entendendo nada. Os que não desistiram, não conseguiram boas notas. A argumentação apresentada foi que a explicação dos conteúdos não era esclarecedora e que não estava adequado à realidade. Um dos alunos foi bem acutilante nas críticas, afirmando: “As ilustrações eram de má qualidade e serviam apenas para enfeitar”. O Diretor do Núcleo de Educação a Distância, não ficou nada satisfeito com a situação e questionou como esse material chegou às mãos dos alunos, sem ter sido corrigido antes?

Quais os motivos que podem ter levado os alunos a desistir do curso e a não conseguir ter o aproveitamento esperado? No que estaria o Diretor do NEAD pensando, ao realizar aquele questionamento?

Para tentar evitar que a situação se repita o Diretor do Núcleo de Educação a Distância constituiu uma equipe de trabalho, responsável pela elaboração de uma lista de análise do material didático, de modo a que ele contemple alguns dos pormenores considerados essenciais para garantir a sua qualidade. Que itens poderão ser incluídos nessa lista?

O professor Antunes, reconheceu que o material poderá ter algumas lacunas, mas que o insucesso dos alunos e o elevado índice de desistências, não eram só resultado do seu trabalho.



No que estaria o professor Antunes a pensar, quando tentou encontrar outra explicação para os problemas do curso?

Vimos que o ensino a distância evoluiu, desde o ensino por correspondência, passando pelos meio de comunicação de massa como: rádio e televisão e chegando ao seu grande momento com a internet, e as tecnologias virtuais de ensino.

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ANÁLISE


A Construção de meios didáticos para realização de cursos de educação a distância é um dos principais passos para o sucesso da aplicação do mesmo. O professor tem que ter a consciência que o material didático será a principal ferramenta no processo de EAD, devendo montá-lo de forma limpa, como um diálogo. Analisando o problema acima podemos citar vários problemas que ascendem à problemática de um material mal elaborado:

· Desistência de grande número de alunos, argumentando que não estavam entendendo nada;

· Os alunos que não desistiram não conseguiram boas notas, argumentando que o conteúdo não era esclarecedor e estava fora da realidade;


Para os motivos citados acima, encontramos vários outros que levam a uma situação desfavorável em relação ao material elaborado. A relação:

- professor x aluno

- aluno x conhecimento:


A primeira relação nos traz a condição do professor como chave para um conteúdo de boa qualidade e a segunda nos leva ao resultado da primeira relação.


O professor deve levar em consideração que o aluno deve desenvolver competências, ou seja, consiga realizar, e tomar decisões baseado no que ele aprende e não apenas meramente reproduza o que leu, é importantíssimo que o professor esteja atento a isso.


Responsabilidades do aluno

Acreditamos que um aluno ao decidir ingressar em um curso a distância ele deve ter a consciência de possuir um perfil: além das habilidades relacionadas com o uso computadores, ele precisa também possuir habilidades de estudo online tais como: aprendizagem ativa, disponibilidade de recursos, trabalho independente, gerenciamento do tempo, organização e responsabilidade.


Logo abaixo segue link da Professora Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima

para um slide que reforça características e subsídios para elaboração de material didático para EAD.


Clique Aqui



QUESTIONAMENTOS:


O Diretor do Núcleo de Educação a Distância, não ficou nada satisfeito com a situação e questionou como esse material chegou às mãos dos alunos, sem ter sido corrigido antes?

Nesse primeiro questionamento vimos que o curso citado não possui estrutura de planejamento e acompanhamento pedagógico para elaboração do material, que depende de uma ação sistematizada entre coordenação e professores. Portanto, é preciso enfatizar o desenvolvimento da capacidade de trabalho em equipe.


Quais os motivos que podem ter levado os alunos a desistir do curso e a não conseguir ter o aproveitamento esperado? No que estaria o Diretor do NEAD pensando, ao realizar aquele questionamento?

- O Material não supria as expectativas do aluno;

- O material não era auto-explicativo;

- Não despertava o estimulo ao estudo nos alunos;

- O Material não supria a ausência do professor;

- O material não possuía organização lógica de conteúdo;


Para tentar evitar que a situação se repita o Diretor do Núcleo de Educação a Distância constituiu uma equipe de trabalho, responsável pela elaboração de uma lista de análise do material didático, de modo a que ele contemple alguns dos pormenores considerados essenciais para garantir a sua qualidade. Que itens poderão ser incluídos nessa lista?

- Ilustração adequada ao assunto abordado;

- Atender ao perfil do público alvo;

- Texto em forma de diálogo, de forma clara e enxuta;

- Ter a preocupação de esclarecer o significado de termos técnicos (glossário)

- Apresentar exercícios que utilizem os diversos recursos oferecidos pela instituição;


O professor Antunes, reconheceu que o material poderá ter algumas lacunas, mas que o insucesso dos alunos e o elevado índice de desistências, não eram só resultado do seu trabalho.


No que estaria o professor Antunes a pensar, quando tentou encontrar outra explicação para os problemas do curso?

- Falta de comunicação com a direção (clareza dos objetivos), para elaboração dos trabalhos;

- Falta de motivação dos Alunos;


Equipe

Francisco Expedito Cordeiro

José Luiz Mota

Lize Maria Alencar Nobre

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